Dentre todos os mecanismos primitivos de defesa do ego, a Negação é um dos mais poderosos.
A Negação costuma ser desencadeada por situações de ansiedade e desconforto emocional: ao negar que existe um problema, você não se sente mal pelo fato de que, sim, existe um problema. Afinal, o que você não aceita, não pode lhe ferir, certo?
Infelizmente, se fingir de morto não resolve muita coisa e não torna sua vida melhor. É como varrer a caca do gato para debaixo do tapete: isso esconde o dejeto, mas infelizmente não desaparece com o fedor que ele emana.
Um bom exemplo de uma área afetada pela Negação é a saúde. Você nega que está acima do peso, nega o sedentarismo, nega a alimentação cheia de porcarias, nega o fato de que não existe esse negócio de “tendência para engordar”: você está gordo porque come muito. É simples assim. Mas a verdade dói, então você segue em Negação. É mais confortável – ainda que seja uma atitude tola.
Você está funcionando no modo Negação quando não enxerga seus comportamentos de autossabotagem. Por exemplo: quando está atrasado para uma reunião, você tende a se convencer que isso não tem importância e que qualquer desculpa que inventar será prontamente aceita, sem outras consequências negativas. Afinal, “ninguém vai ligar, mesmo”. Lamento informar, mas isso não é verdade.
Tenha certeza que seu atraso deixou outras pessoas apreensivas, irritadas, se sentindo desrespeitadas ou desvalorizadas – e quando elas não lhe dizem isso abertamente, estão apenas sendo educadas. Mas saiba que, no futuro, quando precisar delas, elas terão um comportamento agressivo e impaciente com você. Não arregale os olhos em espanto, não reclame “como o mundo é injusto…”. Foi você mesmo quem plantou aquilo.
CULPANDO E SE FAZENDO DE VÍTIMA
Sabe aquela pessoa que afirma que quase tudo de ruim e penoso que lhe acontece é culpa de forças hostis que conspiram contra sua felicidade neste universo caótico e descontrolado? Aquele tipo de gente que parece misteriosamente acreditar não ter qualquer responsabilidade sobre as consequências de suas próprias escolhas? Pois então. Elas estão vivendo em Negação.
Culpar outras pessoas e as circunstâncias pelas suas dificuldades é uma forma bastante poderosa de negação. Um acidente de carro raramente é um acidente: ele é a consequência de uma série de erros absolutamente evitáveis e quase sempre previsíveis.
Terceirizar a responsabilidade de suas ações é uma manifestação comum de Negação. Durante uma briga de casal, uma parte culpa a outra:
– Você me deixou nervoso! Eu avisei para não pisar no meu calo!
– Você me deixou furiosa, por isso joguei o prato na parede. Se eu gritei com você foi por culpa sua!
– Você fica me provocando, queria o quê?
E eles seguem discutindo como duas crianças mimadas, cada uma negando sua parcela de contribuição na desarmonia, cada um tentando livrar-se o mais rápido possível da quota de responsabilidade que lhe cabe…
O fato é que não interesse quem lhe provocou: você tem a escolha de como agir. Você pode responder de modo correto e honrável, ou não. Se escolher ser um imbecil, pelo menos tenha a dignidade de reconhecer que está operando em um modo de Negação.
Você está em Negação quando espalha ressentimentos e raiva, quando destrói pontes que levam a outras pessoas, quando foge das atividades físicas, quando diz não ligar para o seu peso, quando finge que educação, leitura, conhecimento e autocontrole emocional não são importantes. Tudo isso é importante! E, quando quebrar a cara lá na frente, não adianta chorar e correr em desespero pela rua para culpar o primeiro inocente que encontrar. Aja como um adulto e assuma a autoria de sua asneira. Ou siga…
…ATIRANDO NO MENSAGEIRO E OUTRAS FERRAMENTAS
Quando alguém lhe diz algo que você não queria ouvir ou não queria lidar neste momento, sua primeira reação é atacar e invalidar o caráter dessa pessoa, livrando-se do fardo de que ter que admitir a legitimidade do ponto de vista do outro. É mais fácil atirar no mensageiro que ouvir o recado que ele traz.
Em uma desavença, você acusa dizendo algo como “Mas você também faz isso!”, e este argumento lhe permite negar a necessidade de colocar sua própria casa em ordem. Seu comportamento passa a ser condicionado pelo comportamento dos outros. Que coisa madura…
O relacionamento passa por uma turbulência e alguém diz “não sou eu que tenho um problema! Não sou eu quem precisa de terapia!”. Esta é outra maneira de atirar no mensageiro.
Além das balas disparadas no carteiro, existem outras ferramentas bem comuns de Negação. A “aceitação sem investigação” é uma delas: você pré-julga e rejeita uma ideia antes de avaliá-la com isenção. “Ah, não vai funcionar”, “Isso é uma perda de tempo”. Frases assim frequentemente são negações dogmáticas sem embasamentos em evidências.
Outra ferramenta de Negação é “fazer sempre o mesmo e esperar pelo diferente”. Esse tipo de comportamento é absurdamente comum e beira a insanidade.
“Estou apenas brincando” é uma forma de Negação. Quando você diz algo rude para alguém e a pessoa reage de forma negativa, você dá um passo para trás e diz “Ah, mas eu estava apenas brincando”. Não, não estava. Você estava expondo seu ponto de vista de um modo xucro e agora não quer aguentar a cara feia do outro. Quer fugir da situação que você mesmo provocou, então tenta se sair com essa desculpa esfarrapada. Ela evita que você tenha que olhar para o seu próprio comportamento, assumindo que ele foi inadequado, e lhe exime da necessidade de corrigir suas atitudes. A Negação é mesmo uma benção…
Algumas pessoas vivem no passado, e esta é outra forma de Negação. Pessoas que vivem no passado não entenderam ainda que o perdão, a aceitação e o amor possuem poder suficiente para mover montanhas. Essas pessoas acreditam que a raiva e a agressão que trazem acumuladas irão resolver todos os problemas. No curto prazo, algumas vezes resolvem mesmo; mas no longo prazo, não.
O amor é uma força transformadora fantástica. Quando duas pessoas estão discutindo, se uma delas colocar-se acima do campo de batalha e expressar um verdadeiro entendimento da situação, com base em perdão, aceitação e amor, quase sempre a guerra se desfaz e a paz é restaurada. Como diz o povo: onde 1 não quer, 2 não brigam.
Muita gente acha que o perdão é um sinal de fraqueza. Isso é um tipo de Negação, pois ser capaz de perdoar reflete uma imensa força interna. A sobrevivência do mais apto não é apenas a sobrevivência do fisicamente mais forte, mas também do mais emocionalmente resiliente, do mais corajoso, do mais disciplinado, do mais sábio. Dente por dente e olho por olho termina com metade do mundo banguela e a outra metade, cega. A política da solução pacífica, por outro lado, garante saúde e longevidade para todos.
PROGRAMAÇÕES DO SUBCONSCIENTE
A Negação ocorre porque seu subconsciente está cheio de culpa, vergonha e raiva, e ele julga que você não é digno de felicidade, saúde ou sucesso. O subconsciente de uma pessoa em negação acredita que ela merece receber punições, não recompensas – e por isso leva o consciente a fazer coisas que confundem e atrapalham.
Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai receber o mesmo de sempre. Não seja complacente consigo mesmo: identifique seus comportamentos de Negação e pare de culpar os outros pelos seus próprios insucessos ou pela sua incapacidade de deixar a sua zona de conforto. Não paute sua vida na busca por bodes expiatórios para cada tropeço que você der.
Uma vez que o caminho da Negação está pavimentado com sentimentos de culpa, vergonha e raiva, a saída passa pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento do amor próprio.
Quanto mais você enviar para o seu subconsciente uma mensagem de fraternidade e paixão pela vida, mais ele mudará de propósitos. Ele irá parar de sussurrar mensagens negativas no seu ouvido, não irá investir em comportamentos que só lhe trazem dor e sofrimento, e lhe ajudará a atrair pessoas e circunstâncias mais positivas.
Estude, medite, busque a lucidez e evolua. Nas palavras de Salman Rudhdie: “”Aposte tudo. Tente o máximo possível. Dispense as redes de segurança. Seja persistente, discuta com o mundo e nunca se esqueça de que certezas, cidades, dúvidas, sonhos, instantes, frases, amigos e amores são como grãos de areia que passarão por entre seus dedos. Continue sorrindo. Mire nas estrelas, respire fundo e caminhe.”
Caminhe sempre.
____
Caráter é DESTINO.
Controle sua MENTE.
Controle sua VIDA.
Realize seus SONHOS.
Escolha o autodesenvolvimento: leia “SENDO UM HOMEM – 5 BÚSSOLAS PARA A MASCULINIDADE” (ManhoodBrasil Edições, 431 páginas). Este livro lhe ajudará a mudar:
– Hábitos
– Estado mental
– Relacionamentos
– e lhe dará o foco e a energia necessários para buscar e atingir suas metas de modo consistente.
Para adquirir seu exemplar autografado e com frete grátis para todo o Brasil através do whats, CLIQUE AQUI