Pouca coisa, mas muito pouca coisa mesmo, consegue ser mais desprezível que um Criador de Desculpas.
Lamentavelmente, essa espécie parece se reproduzir em progressão geométrica nos últimos tempos, mas ainda há esperanças. Quem sabe, você decida deixar de fazer parte desse grupo e opte, a partir de hoje, por se comportar como os Grandes Homens que Fazem.
Os Grandes Homens que Fazem não criam desculpas. Eles não reclamam. Eles agem. Eles têm objetivos, trabalham duro e fazem acontecer sem nunca, jamais, culpar as circunstâncias ou as dificuldades. As boas coisas não caem no colo deles por pura sorte.
Pense no caboclo mais macho que você conhece. Quantas vezes você o viu queixar-se ou inventar desculpas?
Se ele for um cabra ponta firme mesmo, provavelmente terá dificuldade em recordar quando foi que o viu lamentando-se cabisbaixo por ai. Não, esse sujeito não se lamenta. Ele aguenta, toma porrada depois de porrada e mantem o queixo erguido. Ele resiste, persiste e segue em frente. ISSO é Masculinidade. E se ele é um exemplo para você, então que tal fazer o mesmo e parar com esse hábito maldito de se esconder na retaguarda de suas desculpas?
INDO ALÉM DAS HERANÇAS
Conheço um sujeito de 1,70m que pesa uns 100 quilos. A única coisa que ele faz a respeito disso é queixar-se de que toda sua família é obesa e que ele está destinado a ser gordo, e nada – ou muito pouco – pode ser feto a respeito do problema.
Ele genuinamente acredita nisso. Convenceu a si mesmo desta mentira e se embioca atrás de um sem número de justificativas estapafúrdias para não agir. Ele poderia facilmente resolver o problema da obesidade em 5 ou 6 meses, mas deveria antes de mais nada parar de criar desculpas.
Tudo bem, ele tem uma constituição sólida e robusta, e jamais será um frangolino. Seu peso “saudável” certamente será grande, mas não existe razão para ele ser obeso.
POR QUE AS PESSOAS CRIAM DESCULPAS?
As desculpas são uma tática para evitar confrontos. São como palavras mágicas que repetimos para nos eximir de nossas limitações voluntárias. Elas podem ser o motivo de você não conseguir o trabalho que deseja, ou não ter o desempenho atlético que gostaria, ou não ter coragem de chamar aquela gata para um encontro.
Ao invés de admitir sua inferioridade em determinada área da sua vida e tomar medidas para corrigir suas fraquezas, você culpa o mundo lá fora. “Não é culpa minha”, você diz. “O problema é o modo como fui criado, ou a economia, ou o ombro que eu machuquei quando tinha 17 anos”, etc.
Sim, algumas circunstâncias externas podem ter resultado em desvantagens, mas a escolha entre sucumbir a elas ou elevar-se acima das dificuldades cabe a você.
As desculpas tornam as pessoas delirantes. Elas acreditam que serão capazes de atingir seus objetivos “se isso acontecer” ou “quando aquilo mudar”. Elas querem falar sobre a mudança, mas não estão dispostas a mudar.
COMO INTERROMPER SEU CICLO DE DESCULPAS?
A resposta é: tenha atitude.
Contudo, como tudo na vida, existe um método para desenvolver a atitude certa capaz de exterminar as desculpas. Você encontrará diversos roteiros por aí, muitos deles realmente eficazes. Sinta-se livre para adotá-los.
Para facilitar seu trabalho, elaboramos uma proposta simples de 5 passos para quebrar o vício de esconder-se atrás de justificativas vazias e iniciar um ciclo virtuoso em sua vida?
- Olhe-se no espelho e aceite a responsabilidade. Você é a única pessoa capaz de virar a mesa e construir o destino que deseja para sua vida. Pare de culpar e comece a agir.
- Conheça suas desculpas. Milhares de pessoas começam a fazer atividade física com um alto nível de empolgação, apenas para desistir poucas semanas depois. Elas fazem isso uma vez depois da outra, entrando e saindo de academias diferentes, ou muitas vezes entrando e saindo da mesma academia, várias vezes ao longo do ano. Se conversar com elas, verá que as desculpas que oferecem para abandonar a rotina de exercícios é sempre a mesma. “Estou sem tempo”, “senti uma fisgada nas costas”, “o dinheiro apertou”, etc. Em geral, uma determinada pessoa costuma dar sempre a mesma desculpa, de modo recorrente. Aprenda qual é a sua e ignore-a quando ela se apresentar.
- Supere a racionalização. Não utilize a lógica para tentar explicar porque você abandonou sua busca por um objetivo ou desistiu de uma meta. A lógica é flexível e pode ser empregada para apoiar qualquer argumento. Existe tanta lógica para você seguir em frente como existe lógica para parar. Por algum motivo obscuro, tendemos a dar mais ouvidos à lógica que diz “pare, desista, deixe para lá, quem sabe uma outra hora…”. Esqueça a lógica, esqueça a argumentação. Não racionalize a desistência.
- Defina metas e coloque o foco no resultado final. Se a sua meta for bem definida, será mais fácil manter o empenho mental necessário para atingi-la. Não tenha um objetivo abstrato como “entrar em forma” ou “mudar de emprego”. Determine algo palpável: vou estar ganhando X reais por mês até o final do ano, ou vou perder 1 kg por semana. Isso torna o jogo mais apertado e diminui o risco de desistência.
- Supere-se. Um Criador de Desculpas geralmente se preocupa com o que os outros estão pensando. Ele acredita que todo mundo está só esperando por um tropeço para rir e debochar dele, então evita agir. Afinal de contas, quem nunca tenta, nunca erra.
A verdade é que as pessoas estão cagando e andando para seu insucesso. O mundo está ocupado demais com os próprios problemas para ficar prestando atenção na sua vida. Cada pessoa faz do próprio umbigo o centro do universo – provavelmente, ninguém está prestando tanta atenção assim no seu umbigo. Sua preocupação com o julgamento alheio é apenas OUTRA desculpa.
Aproveite este conhecimento e permita-se assumir riscos. Permita-se tentar e falhar, e então erga-se e continue em frente.
Ser um Criador de Desculpas é uma maneira infantil de se livrar das responsabilidades que lhe competem, e tornar-se um dos Grandes Homens que Fazem não é algo que acontece em um piscar de olhos. Esta mudança é um processo, uma viagem rumo ao desenvolvimento pleno de suas capacidades e sua autoconfiança. Ela exigirá um esforço consciente da sua parte. Mas os resultados serão extraordinários. Faça a rEvolução!
____
Caráter é DESTINO.
Controle sua MENTE.
Controle sua VIDA.
Realize seus SONHOS.
Escolha o autodesenvolvimento: leia “SENDO UM HOMEM – 5 BÚSSOLAS PARA A MASCULINIDADE” (ManhoodBrasil Edições, 431 páginas). Este livro lhe ajudará a mudar:
– Hábitos
– Estado mental
– Relacionamentos
– e lhe dará o foco e a energia necessários para buscar e atingir suas metas de modo consistente.
Para adquirir seu exemplar autografado e com frete grátis para todo o Brasil através do whats, CLIQUE AQUI