A força de vontade não é inesgotável: ela é uma fonte limitada de poder. O ímpeto que ela carrega tende a diminuir cada vez que é utilizado. Infelizmente, sem uma boa dose de força de vontade, como tomar a frente e conduzir as rédeas do seu destino? O mais provável é que ele corra solto, ao sabor dos ventos, levando você para onde ele estiver indo – que não necessariamente é o lugar onde você gostaria de estar.
Tudo que produz crescimento exigirá esforço da sua parte. Exigirá foco e, muitas vezes, uma tolerância pragmática com o desconforto. É nessa hora que as reservas de força de vontade são indispensáveis. Contudo, fugimos daquilo que nos causa dor: o sofrimento lembra ao corpo que ele é mortal, então ele está sempre em busca de mais prazer, de mais satisfação imediata.
Para piorar o cenário, o mundo está cheio de tentações suaves e elas nunca estiveram tão próximas como hoje: alguns toques na tela do seu celular e pronto, os prazeres se materializam. Para manter o rumo, é preciso segurar as rédeas com firmeza e determinação, desenvolvendo dentro de você as convicções necessárias para agir com integridade e sabedoria.
E você sabe exatamente como fazer isso? Permita-me então lhe contar 15 truques bastante eficazes para manter sua força de vontade sempre pronta e disposta:
- TORNE SEUS COMPORTAMENTOS AUTOMÁTICOS. Uma vez que a força de vontade é limitada, o melhor a fazer é exigir menos dela. O brilhante matemático Alfred North Whitehead disse que “A Civilização avança segundo o número de operações que podemos realizar sem pensar nelas”. Um ”ritual” é uma operação exata que você realiza uma vez depois da outra, em um tempo determinado, e que se torna tão automática que não é necessário uma grande dose de força de vontade para concluí-la. Escovar os dentes, tomar banho e dirigir para o trabalho, por exemplo. Se um comportamento importante é capaz de influenciar positivamente seu futuro, trabalhe para torná-lo automático, liberando a energia contida na força de vontade para ser empregada em outros contextos.
- ELIMINE OS RISCOS DO CAMINHO. Diminua suas tentações e distrações. Se você quer perder peso, para quê comprar doces e guloseimas no supermercado e estocar tudo em casa? Se você quer terminar aquele trabalho difícil, qual o sentido de manter o email aberto e o celular online?
- OUÇA COM CUIDADO A VOZ DA URGÊNCIA. Tudo aquilo que se sentir compelido a fazer, não faça. O sentido de urgência em uma ação aciona em você o mecanismo fisiológico instintivo de luta-ou-fuga. Ele é ótimo para sobreviver na selva ou lutar com feras selvagens. Mas, na maioria das circunstâncias do dia a dia, pensar e refletir por um instante antes de agir é a aposta com maior chance de resultados positivos.
- DURMA O MÁXIMO QUE PRECISAR PARA DESCANSAR 100%. Para 98% das pessoas, isso significa pelo menos 7 horas por noite. A fadiga alimenta a covardia. Ela mina sua capacidade de autocontrole e conduz você para onde a gratificação é mais instantânea – e, consequentemente, mais fugaz.
- FAÇA AS COISAS MAIS IMPORTANTES PELA MANHÃ. É o horário onde seu nível de energia está mais alto e as distrações são menores. Quanto maior sua capacidade de foco, maior a qualidade do que você está fazendo – e mais será feito.
- UMA TAREFA DE CADA VEZ. Não se engane pensando que você é “multitarefa”. Você não é uma impressora. Esse raciocínio é bastante utilizado pelas pessoas que querem se esconder da própria falta de foco – e elas quase sempre apresentam uma baixa resolutividade e expressam níveis altíssimos de estresse.
- TRABALHE EM PAROXISMOS. Seres humanos são organismos, não máquinas. Não conseguimos trabalhar em alta velocidade e continuamente. Na verdade, fomos programados para funcionar em “pulsos de energia” intercalados por períodos de recuperação. Seu ciclo médio de produtividade é de 90 minutos. Durante este período, você transita de um paroxismo intenso de eficiência até uma fadiga estagnante. Empregue seu foco de modo vigoroso e sem interrupção por não mais que 90 minutos de cada vez. Então faça uma pausa de alguns minutos, relaxe emocionalmente, deixe sua mente respirar e recarregue suas baterias para outro ciclo criativo de 90 minutos.
- DESCUBRA O QUE VOCÊ REALMENTE QUER – E O QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA. Tenha consistência nos seus objetivos. Não mude o norte da sua bússola a cada novidade que surge no mercado: tenha um plano e atenha-se a ele.
- FAÇA UM INVENTÁRIO DOS SEUS RELACIONAMENTOS. As interações com outras pessoas podem consumir um bocado do seu tempo e da sua capacidade de empenho. Considere as pessoas que mais recebem sua atenção: como elas fazem você se sentir? Que tipo de apoio elas lhe oferecem? Elas são confiáveis? Elimine as pessoas negativas do seu convívio. A vida já tem desafios suficientes para adicionar ao seu lado pessoas que não desejam contribuir para o seu progresso – ou delas mesmas.
- PARE DE CRIAR E ACEITAR DESCULPAS. Dizer coisas estúpidas, fazer escolhas estúpidas, ter comportamentos estúpidos e relacionar-se com pessoas estúpidas – estes são riscos inevitáveis nesse mundo. Se você convive com alguém que se comporta de modo imbecil e sempre se esconde debaixo de desculpas para agir assim e fugir das próprias responsabilidades, é hora de rever suas prioridades. Se essa pessoa é você, então piorou. Pessoas que criam desculpas raramente são boas em criar qualquer outra coisa. Não seja uma delas.
- OUÇA SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. Uma vez ditas, suas palavras não podem ser engolidas de volta. E pior: elas serão interpretadas segundo os filtros do ouvinte, não segundo o que você deseja que ele entenda. Então pare com essa história infantil de que “o que os outros entendem não é responsabilidade sua”. Sim, é. Pode ser que você não esteja se esforçando o suficiente para ter clareza e objetividade no que diz. Ou pode ser que esteja falando sem pensar no que está dizendo. Qualquer que seja a situação, reflita antes de abrir a boca.
- FORTALEÇA SUAS FRAQUEZAS. Ninguém chega à idade adulta sem ter uma bagagem de traumas, medos, conceitos equivocados e experiências negativas mal resolvidas. Você pode continuar permitindo que tudo isso continue a ter um impacto negativo em sua vida, em seu emprego e em seus relacionamentos, ou pode abordar estes tópicos de modo proativo. Se precisar de ajuda para navegar pelas suas tempestades internas, peça! – e aceite.
- VALORIZE A RESPONSABILIDADE. Culpar os outros pelas suas decisões ruins, seus comportamentos inaceitáveis e sua própria infelicidade é uma excelente maneira de abrir mão de seu poder pessoal e permanecer na infância. Assumir o controle e a responsabilidade dos seus atos não apenas fortalece sua autoconfiança, como também lhe devolve o leme do seu destino. Compreenda onde os outros começam e onde os outros terminam – e construa-se na melhor versão possível de você mesmo.
- ESTEJA PREPARADO PARA PARTIR. Não interessa se é uma negociação, um emprego ou um relacionamento desrespeitoso: não permita que desejos ou receios controlem seu futuro. Determine e comunique claramente os limites do que é aceitável para você. Não gaste sua força de vontade remando contra a maré apenas para manter por perto o que é familiar, mas não lhe acrescenta. Se está ruim, acene adeus, agradeça pela experiência e parta com dignidade para sua próxima aventura.
____
Caráter é DESTINO.
Controle sua MENTE.
Controle sua VIDA.
Realize seus SONHOS.
Escolha o autodesenvolvimento: leia “SENDO UM HOMEM – 5 BÚSSOLAS PARA A MASCULINIDADE” (ManhoodBrasil Edições, 431 páginas). Este livro lhe ajudará a mudar:
– Hábitos
– Estado mental
– Relacionamentos
– e lhe dará o foco e a energia necessários para buscar e atingir suas metas de modo consistente.
Para adquirir seu exemplar autografado e com frete grátis para todo o Brasil através do whats, CLIQUE AQUI