Vamos ser sinceros? Cultivar disciplina em absolutamente cada segundo do dia é uma tarefa extenuante. Vira e mexe, é preciso ter uma pausa, um intervalo, um momento para relaxar e tomar um fôlego. Mas o problema é que talvez você ande passando tempo demais nessas pausas. Anda deixando o importante para daqui a pouco, só para descobrir mais tarde que o dia passou e você realizou quase nada do que havia planejado na agenda.
Como se livrar desse comportamento?
Simples: com treino. Com pequenos hábitos eficazes, praticados uma vez depois da outra. Porque você não pode esperar atingir a perfeição em uma determinada habilidade se não estiver disposto a praticá-la deliberada e repetidamente.
Se existe uma atividade importante pra você, não se preocupe em não estar motivado neste momento para ela. Apenas desfrute o prazer de fazer algo que você sabe que pode se tornar excelente. As crianças percebem bem disso: o prazer inigualável em aprender algo novo – e como este sentimento de descoberta pode contaminar sua motivação.
No caso das coisas que você vive deixando para depois, existe um método simples para transformar hábitos em explosões de sucesso. Pergunte-se:
1. O QUE VOU FAZER EM SEGUIDA?
Ao invés de elaborar uma lista enorme de coisas para fazer ao longo do dia, anote uma única coisa que você deseja fazer agora. Não prometa para si mesmo que irá se dedicar àquela meta um dia. Vá para frente do espelho e diga: VOU FAZER ISSO AGORA!
Não perca mais tempo fuçando a internet ou o Facebook ou Whatsapp ou Linkedin ou Instagram ou o arquivo de fotos no seu celular ou qualquer coisa do tipo. Descubra o que você deseja fazer logo em seguida – daqui a 10 ou 15 minutos, por exemplo. Escolha uma tarefa. Não interessa exatamente qual, mas procure concentrar-se naquelas com peso e relevância para sua vida com um todo.
2. QUAL O MENOR PASSO QUE POSSO DAR?
Não é raro imaginar uma lista mental e, inconscientemente, pensar: “isso vai ser difícil pra peste!“. O impasse é que, sempre que procede dessa maneira, em nome de um único item você desiste da lista toda. Assim que visualiza o fardo inteiro e a sequência de tarefas necessárias, o desânimo se apodera de você.
O segredo é fatiar e fatiar e fatiar, definindo o menor passo possível que você pode dar. Se o menor passo possível ainda parece ser muito árduo, então faça pelo menos 5 minutos daquela tarefa agora. Ou 2 minutos. O segredo é transformar o menor passo possível em algo absurdamente ridículo e fácil.
Por exemplo: se a sua meta é começar a malhar, que tal colocar como primeiro passo trocar de roupa, e então descer para a rua, e então caminhar por 5 minutos em uma determinada direção?
3. O QUE ESTÁ ME IMPEDINDO DE COLOCAR O FOCO NISSO?
Então você descobriu a tarefa que deseja colocar em foco e a dividiu em vários pequenos passos. Ótimo! Antes de respirar aliviado, fique atento: você irá atravessar o Pântano das Resistências.
Passado o intervalo proposto (p.ex.: vou começar a malhar em 20 minutos ou vou digitar aquele relatório daqui meia hora), se você ainda não tiver iniciado a tarefa, pergunte-se: o que está lhe impedindo de seguir em frente?
Feche as janelas do seu navegador, desligue seu telefone, peça aos seus pais ou à sua esposa ou aos seus filhos ou ao seus colegas de trabalho que lhe deem 10 minutos para focar na tarefa. A solução mais simples para sair do Pântano das Resistências é se livrar de todas as distrações possíveis e então dar o seu primeiro menor passo possível.
Uma vez iniciado este processo, repita-o mais duas vezes: dê o segundo menor passo e, logo na sequência, o terceiro menor passo possível; e então presenteie-se com um intervalo de 3 minutos. Respire fundo e com orgulho – e repita esta rotina. Após 5 rodadas com 3 passos cada uma, celebre seu sucesso fazendo uma pausa de 20 minutos. Tome um café, cumprimente alguém, distribua apertos de mão, solte fogos de artifício – e retome seu circuito.
Fazendo várias sessões ao longo do dia, rapidamente você irá adquirir uma destreza espetacular nesse método. Antes que perceba, o custo de fazer qualquer coisa começará a parecer minúsculo – e você entrará em uma rivalidade divertida entre sua eficiência e o relógio.
Dominando a procrastinação, você passa a permitir que seus SONHOS – e não a demência ou a preguiça – moldem seu futuro. E isso é fantástico.
____
Caráter é DESTINO.
Controle sua MENTE.
Controle sua VIDA.
Realize seus SONHOS.
Escolha o autodesenvolvimento: leia “SENDO UM HOMEM – 5 BÚSSOLAS PARA A MASCULINIDADE” (ManhoodBrasil Edições, 431 páginas). Este livro lhe ajudará a mudar:
– Hábitos
– Estado mental
– Relacionamentos
– e lhe dará o foco e a energia necessários para buscar e atingir suas metas de modo consistente.
Para adquirir seu exemplar autografado e com frete grátis para todo o Brasil através do whats, CLIQUE AQUI