A deficiência de testosterona pode afetar profundamente vários sistemas no corpo masculino – desde a qualidade da sua vida sexual até sua saúde cardiovascular e seu risco para obesidade e diabetes.
A testosterona está envolvida na modulação do apetite sexual e da qualidade da ereção. Além disso, homens com deficiência crônica deste hormônio apresentam menor longevidade e maior incidência de osteoporose, comprometimento cognitivo, depressão, síndrome da apneia do sono e outras doenças crônicas (1).
Apesar de associação não ser causa, é indiscutível que a falta de testosterona no organismo masculino está relacionada a uma série de sintomas indesejáveis.
Os riscos e os benefícios da terapia de reposição com testosterona devem ser avaliados caso a caso, mas é importante ter ciência sobre o problema e não permitir que tabus nada científicos lhe impeçam de usufruir a vida com 100% de sua disposição. Converse a respeito disso na próxima consulta com seu médico de confiança.
_________
Referência:
Buvat J, Maggi M, Guay A, and Torres LO. Testosterone deficiency in men: Systematic review and standard operating procedures for diagnosis and treatment.