Uma das dúvidas que mais recebo por mensagens é de gente falando que quer empreender, mas não sabe direito qual tipo de negócio começar. Embora empreender só por empreender não é algo aconselhável, eu costumo sempre dar duas sugestões importantes na hora de se idealizar uma empresa.
Todo empreendedor deve ter em mente ao iniciar um negócio essas duas características: a escalabilidade e agregação de valor. Embora não sejam imprescindíveis, normalmente quem abre uma empresa deve buscar essas características para que o negócio gere uma receita maior e se desenvolva no futuro.
A escalabilidade se refere à capacidade do negócio de expandir sua base de clientes à medida que os insumos e mão de obra vão crescendo. Em outras palavras, é o “próximo passo” da empresa. Sem isso, sua empresa sempre estará com o crescimento limitado, uma vez que depende de condições que não podem ser replicadas.
Em Nova York, por exemplo, existe uma pizzaria espetacular de um italiano, Domenico DeMarco. A pizza é feita artesanalmente pelo próprio, há mais de 6 décadas! Se estiver disposto a esperar bastante tempo para ser servido, provavelmente será a melhor que você vai comer na vida.
Mas tem um problema: como ele próprio é responsável pela manufatura, há um limite de pizzas que a empresa pode produzir. Portanto, esse não é um negócio escalável. Já uma franquia grande, como um Pizza Hut, por exemplo, pode expandir ilimitadamente para qualquer lugar do mundo, já que não depende de uma única pessoa confeccionando essas deliciosas maravilhas.
Já a agregação de valor se refere à quantidade de pessoas as quais seu negócio irá gerar utilidade. Novamente nesse caso, a pizzaria DeMarco tem uma capacidade limitada de pessoas que irão aproveitar dela. Primeiro que ela está restrita a um espaço físico e, segundo, que uma pizza demora para ser feita e alimenta pouca gente.
Essa, inclusive, é a razão de esportistas famosos ganharem tanto dinheiro: você já parou para pensar que, com a mesma atuação, eles estão trazendo entretenimento para milhões de pessoas ao redor do globo? Com uma única pizza isso é impossível!
Por outro lado, uma empresa que vende pizzas congeladas pode agregar valor a muita gente, uma vez que elas podem ser transportadas para lugares mais distantes e consumidas quando e onde o cliente quiser.
A ideia geral é aqui: embora empreendedores como Domenico DeMarco possam ganhar muito com seu negócio (afinal, o valor de sua pizza é bem alto), chega uma hora em que ele terá um limite da receita.
Mas isso não acontece para todos os negócios de pizza. É possível abrir outro tipo de negócio e ter um retorno gigantescamente maior, como fazem, por exemplo, a Sadia (com pizzas congeladas) ou o Pizza Hut (com franquias).
Embora essas duas características pareçam semelhantes, é preciso cuidado. Um curso de pizzaiolo é, em tese, um negócio escalável, embora não se pode esperar que vai conseguir agregar valor a muita gente.
Portanto, antes de idealizar um negócio, reflita sobre duas coisas:
1 – Sua empresa vai depender exclusivamente de alguma habilidade sua?
2 – Quando o negócio crescer, qual será o próximo passo?