7 PERFIS DE COLABORADORES NECESSÁRIOS PARA MONTAR UM TIME PERFEITO

0
76

Muitas empresas não conseguem enxergar o que está travando seu crescimento. Apesar de terem grandes talentos e pessoas bastante competentes, elas falham em obter os resultados esperados. O que separa essas empresas das grandes empresas multimilionárias que obtém a cada ano melhores resultados?

Isoladamente, são apenas pessoas diferenciadas. Porém, juntas, se tornam uma equipe perfeita.

Para se criar uma super empresa, você precisa não só estar cercado de pessoas extremamente bem capacitadas, como também de pessoas com perfis complementares entre si.

Estes devem ser indivíduos com características únicas, que, ao se juntarem, montarão uma super equipe que irá construir e defender uma trajetória de sucesso.

Aqui estão os 7 perfis de colaboradores que você deve recrutar na sua empresa para montar um time perfeito e permitir com que sua empresa cresça rapidamente.

1 – O comandante

Todo time de sucesso precisa de um mentor ou orientador, que será o líder experiente que comandará a equipe. Esse profissional deve ser um grande estrategista que irá sempre pensar vários movimentos à frente e saber o que a equipe (e os competidores) estão pensando a qualquer momento.

Esse é um indivíduo cuja inteligência transcende a dos demais, ainda que, para quem vê de fora, possa não parecer. Ele irá inspirar os demais colaboradores a seguirem a estratégia da empresa, mesmo nos momentos difíceis.

O comandante não é somente um grande estrategista como também um manipulador experiente. Desde que você esteja ao seu lado, você irá recolher as recompensas.

Um grande exemplo da posição é o Steve Jobs.

2 – O carregador de piano

Ele é o cara que fará o trabalho que ninguém mais quer ou consegue fazer. E será implacável nisso, se recuperando rapidamente de quaisquer contratempos e indo rapidamente de volta à batalha.

O carregador de pianos é o batalhador que fará qualquer coisa para realizar o trabalho necessário e nunca toma um não como resposta, vencendo qualquer coisa que passe pela sua frente.

Richard Branson, fundador do grupo Virgin, é conhecido por ser um empreendedor com essa característica de resiliência.

3 – O imparcial

É o colaborador que luta pela igualdade e companheirismo entre os demais. Nunca toma o partido de ninguém e sempre procura ser o mediador de conflitos. A ética pauta seu trabalho.

Consegue enxergar além da falta de bom senso das pessoas e extrair a honestidade de toda a equipe em qualquer situação. Luta pela justiça e faz de tudo para que ninguém seja passado para trás.

Jorge Paulo Lemann é um grande empreendedor que se encaixa nesse perfil.

4 – O inovador

Em geral é o colaborador mais bem articulado, inovador, muito inteligente e que sabe como utilizar a tecnologia a seu favor. Ama os holofotes e é ótimo em chamar a atenção para si mesmo.

É um ativo importante para a empresa por causa da sua inteligência e capacidade de pensar fora da caixa, além da sua capacidade de ir para a batalha quando necessário.

Elon Musk é um grande exemplo de pessoa inovadora, inteligente e auto motivada.

5 – O salvador

É um colaborador indispensável para qualquer equipe. Ele é incansável e está sempre salvando o dia. Não mede esforços para ajudar seus colegas.

É um indivíduo versátil e que consegue prever quando algo de ruim está por vir, estando sempre disposto a se sacrificar pelo bem do time.

O empreendedor Mark Cuban é o típico salvador, sendo admirado por todos seus funcionários.

6 – O brincalhão

É carismático, mas constantemente subestimado pelas suas ideias meio malucas, que acabam o colocando em saias justas por falar demais. Mesmo assim, frequentemente ele está certo e consegue resolver os problemas.

Ele revigora o bom humor da equipe e está sempre otimista, sendo o colaborador com o maior espírito de equipe. Em geral, ele utiliza de métodos alternativos e não convencionais para completar as tarefas.

O empreendedor Gary Vaynerchuk é um dos candidatos ao título, por ser um empreendedor que fala bastante, mas frequentemente resolve qualquer parada.

7 – O experiente

É o conselheiro da equipe, que possui uma vasta experiência em diversos negócios e consegue ter boas noções sobre o futuro. É o visionário da equipe e é extremamente respeitado por todos.

É uma pessoa bastante sensata que sempre te fará refletir, respondendo suas perguntas com outras perguntas, nunca te dizendo exatamente o que fazer. Ele iluminará o seu caminho.

Warren Buffet é um grande conselheiro de diversos empreendedores de sucesso, devido à sua enorme sabedoria e sucesso na carreira.

***

Agora é hora de montar o seu time! Diga o que você achou desses perfis. Se encaixa em algum? Gostaria de ter algum desses na sua equipe?

Espírito de equipe é a maior característica de indivíduos brilhantes e é o que separa empresas que têm sucesso de empresas que fracassam. Não adianta nada ter pessoas com talentos se elas não conseguem trabalhar em equipe.

Todo líder que almeja alcançar grandes glórias na carreira deve saber montar uma equipe como essa, onde cada colaborador irá contrabalancear o que falta nos demais, trazendo, assim, os melhores resultados possíveis para a empresa.

Compartilhar
Artigo anteriorVOCÊ TEM MALHADO SUA LUCIDEZ COM OUSADIA?
Próximo artigoO SUPER OCUPADO
Iniciei minha primeira empresa aos 17 anos, no ramo de compra e venda de eletrônicos usados. Em 2011, participei da criação do programa Light Recicla, que revolucionou a gestão de resíduos sólidos no país, ajudando milhares de pessoas carentes no RJ e reduzindo a quantidade de desvios ilegais de energia. Em 2013, fui contemplado por uma bolsa de estudos da Ernst Young, a qual me possibilitou realizar missões de consultoria em pequenas empresas e startups na Espanha e Vietnã. Em 2014, fui explorar o potencial do Centro-Oeste brasileiro, me tornando sócio de uma startup de construção civil. O início de 2016 marcou surgimento da Skala Consulting, após os fundadores identificarem uma deficiência crônica na gestão de processos em empresas de todos os tamanhos. ✔ Acesse o site www.danielscott.com.br e o canal Daniel Scott no Youtube, meus espaços educativos que objetivam proporcionar experiências autênticas em gestão, carreira, produtividade e desenvolv. pessoal. ✔ Sou sócio da Skala Consulting, consultoria que fornece análise e perícia na gestão de processos e eficiência operacional para empresas de diversos setores. ✔ Estou ativamente interessado em participar do desenvolvimento de novos negócios e disseminar o conhecimento de empreendedorismo no Brasil e no mundo. ✔ Adoro ajudar pessoas com energia, entusiasmo e vontade de crescer. Me fascina participar do processo de desenvolvimento de empresas.

Deixe uma resposta