MUITO ALÉM DO RACIOCÍNIO BINÁRIO

0
134

Certas pessoas exibem um padrão de comunicação que produz um nível extraordinário de frustração: a despeito do tema sendo abordado, elas insistem em dividir o planeta entre “absolutamente certo” e “absolutamente errado”. Estas pessoas não têm qualquer tolerância às ambiguidades do mundo e arrastam seus dias dentro de um limitado raciocínio binário.

O cérebro acostumado a reagir de modo binário frequentemente toma decisões rápidas, porém quase sempre irracionais e, em geral, com grande potencial de desastre. A realidade não é definida apenas pela emoção ou apenas pela razão, mas por ambas, simultaneamente.  Quando você opta por enfrentar os eventos da vida utilizando esse tipo de polarização (“sou muito racional” ou “sou muito emotivo”), está se arriscando a perder oportunidades e deixar de explorar elementos extremamente úteis para o seu desenvolvimento.

Se alguém discorda de você ou nutre crenças, verdades ou preferências diferentes das suas, esse indivíduo não é necessariamente seu inimigo. Se alguém lhe ofende ou se comporta de modo ignorante, isso pode não estar relacionado diretamente com sua pessoa, mas ser o reflexo de conflitos internos do outro que antecedem – ou independem – de você.

Dentro de um raciocínio polarizado, quem não está ajudando, está atrapalhando e deve ser eliminado de maneira contundente. Dentro de um raciocínio negociador, quem não está ajudando pode ser convencido a virar uma ajuda – ou deixado de lado, exilado em sua própria incompetência. Como disse Getúlio Vargas: não tenho amigos tão fiéis que não possam um dia virar meus inimigos; mas também não tenho inimigos tão implacáveis que não possam um dia virar meus amigos. Uma pessoa de raciocínio binário é incapaz de enxergar estas sutilezas, e condena-se a si mesma a uma existência de julgamentos angustiados e decepções improdutivas.

Uma mente forte não é aquela que se esquiva dos conflitos e nunca emprega a polarização – até mesmo porque isso seria impossível e tornaria qualquer progresso ainda mais improvável. A mente forte caracteriza-se pela maleabilidade, onde o raciocínio binário coexiste com o raciocínio negociador. Ela aprendeu a colher a energia produzida pela polarização e utilizá-la para transcender a ingenuidade, alcançando formas mais sofisticadas de mediação para tomada de decisões.

Fortaleça sua mente. Vá além do raciocínio binário.

 

 

Deixe uma resposta