O PONTO DE PARTIDA É A AUTENTICIDADE

0
56

A sabedoria popular, a música, a literatura e os filmes pregam o mantra “Seja você mesmo!” há anos, como uma recomendação quase mística para que você aja de modo honesto consigo.

Inerente a esta ideia está o conceito de que nos vemos como tendo uma camada externa (uma persona, que interage com as outras pessoas) e um núcleo interno (self) que nem sempre se expressam necessariamente em sintonia. Todavia, conhecer-se para além da superfície é essencial. É a partir da consciência plena deste núcleo que definimos nosso propósito no mundo.

Não é possível dizer a alguém qual propósito sua vida deveria ter, mas é possível auxiliar as pessoas na construção dessa descoberta: o segredo consiste em aceitar que, escondida sob o significado da vida, reside a vida Autêntica.

Este ensinamento foi demonstrado por Rebecca Schlegel em uma série de estudos realizados em 2009. Em um deles, os participantes receberam uma lista com 60 palavras (tais como afetuoso, amigável e extrovertido) e lhes foi solicitado que fizessem um círculo em torno das 10 palavras que melhor descrevessem seu Eu verdadeiro. Eles também responderam um questionário de Propósito na Vida que pontuava a intensidade do significado que percebiam em suas existências.

Finalmente, os voluntários assistiram a uma sequência rápida de palavras na tela do computador. Enquanto as palavras surgiam, eles deveriam apertar um botão escrito “Eu” ou “Não Eu”, segundo sua noção do quanto aquela palavra se adequava à percepção que tinham de si.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que acionavam o botão “Eu” com maior rapidez eram os mesmos que apresentavam as pontuações mais altas no questionário de Propósito na Vida. Os cientistas concluíram que a Autenticidade é a porta para o sentimento de Propósito: aqueles que se conhecem melhor são capazes de interpretar as experiências da vida de modo mais significativo.

Os achados de Schlegel estão em acordo com a tese defendida por Nathan White, PhD em Filosofia pela Universidade do Arizona, que constatou que as pessoas com maior nível de Autenticidade são as menos indecisas com relação às suas carreiras.

Encontrar um Propósito na vida é um passo decisivo de várias maneiras diferentes, mas frequentemente não dedicamos tempo suficiente para ordenar o que nos dá um senso de norte. Somos preguiçosos para descortinar aquele fogo interno que se transforma em brilho nos olhos e intenções com finalidades absolutamente deliberadas.

Para chegar a este encontro derradeiro consigo, você deve conhecer-se bem o bastante para enunciar seus princípios de modo claro e compreender  com perfeição o que lhe é valioso – apenas assim, sendo Autêntico, você conseguirá embarcar no grandioso voo da vida com Propósitos.

Deixe uma resposta