OBJETIVIDADE E A GLICOSE NO SEU CÉREBRO

0
77

Quando você persegue um objetivo específico com todas as forças, seu cérebro consome as reservas de energia neste processo, disparando um fenômeno chamado de Depleção Auto-Regulável – ou DAR.

Em 2008, psicólogos da Universidade de Kentucky conduziram um estudo onde um grupo de pessoas foi orientado assistir um filme com o máximo de foco possível e outro grupo, de modo mais relaxado. Após a tarefa, os pesquisadores solicitaram às pessoas de ambos os grupos que auxiliassem vítimas de uma tragédia recente.

O grupo de máximo foco mostrou uma estarrecedora falta de empatia, enquanto que o grupo relaxado se empenhou em ajudar as vítimas de todas as maneiras possíveis. Quando o grupo de máximo foco recebeu algumas doses de glicose, as atitudes mudaram e sentimentos de identificação e afeto começaram a brotar.

A ausência de empatia não é intrínseca: a vontade de ajudar custa energia ao cérebro. Em uma situação de DAR, esta energia simplesmente não está disponível.

Para controlar sua atenção de modo adequado, reserve alguns períodos ao longo do dia para permanecer SEM FOCO. Isto ajudará a reciclar sua capacidade de concentração e lhe dará o equilíbrio necessário para tomar consciência do que está ocorrendo à sua volta.

Deixe uma resposta