ENGORDANDO SEM COMER

0
560

Na categoria Vítimas da Estética, existe uma prateleira imensa de pessoas com uma queixa bastante curiosa: é a estante das Pessoas que Engordam Sem Comer – ou PESC, para facilitar a leitura deste artigo.

Muitas PESCs realmente parecem estar ganhando alguns quilos sem motivo aparente. Se estão sendo sinceras, então o que pode estar acontecendo? É possível ganhar peso sem comer muito?

Não é muito comum, mas pode acontecer. Por exemplo:

  1. VOCÊ ESTÁ ENGORDANDO PORQUE NÃO ESTÁ DORMINDO DIREITO. O sono inadequado aumenta o estresse sobre o corpo. Como resultado, o organismo aumentará suas reservas de gordura como alguém que guarda um dinheiro para uma eventual emergência. Além das alterações bioquímicas, pessoas com um sono irregular tendem a comer porcarias como uma forma de compensar o desgaste adicional. Os principais sintomas que sono insuficiente incluem: sensação de desânimo ao longo do dia, dores de cabeça persistentes, irritabilidade e pavio curto por conta de nada.
  1. VOCÊ ESTÁ ENGORDANDO POR CAUSA DO ESTRESSE. Se o sono está de bom tamanho, o mesmo mecanismo de ganho de peso pode estar sendo desencadeado pelos altos níveis de estresse a que você se submete no dia a dia. O estresse altera os hormônios que regulam o modo como seu corpo lida com as calorias ingeridas e os depósitos de gordura, facilitando o desenvolvimento da obesidade.
  1. QUEM SABE, OS REMÉDIOS. Algumas medicações utilizadas para tratar depressão, distúrbios do humor, epilepsia, enxaqueca, pressão alta e diabetes podem resultar em ganho de peso. Se esta é a sua suspeita, converse com seu médico sobre alternativas viáveis antes de ter alguma ideia pouco inteligente como, por exemplo, parar com os remédios por conta própria.
  1. A CULPA PODE ESTAR NO HIPOTIREOIDISMO. Esta doença caracteriza-se pela diminuição ou interrupção completa da produção de hormônios na glândula tireoide. Felizmente, o diagnóstico e o tratamento do hipotireoidismo são relativamente fáceis, e todo o excesso de peso ganho com a doença tende a ir gradativamente embora com a reposição hormonal.
  1. A BENDITA DA ANDROPAUSA (OU MENOPAUSA). As alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa mudam o formato do corpo da mulher: os quadris diminuem e o tecido gorduroso tende a se depositar na região do tronco e do abdome, conferindo aquele gracioso formato em barril também observável em muitos homens após a meia-idade. A saída: mantenha a estabilidade do seu peso com uma dieta saudável e pratique regularmente atividades físicas.
  1. OU ENTÃO É FALTA DE VERGONHA MESMO. A maioria das PESCs diz que não come demais. Concordo. Não é preciso comer demais para engordar. Tudo que você precisa fazer é comer errado – e isso é bem fácil.

Portanto, antes de sair culpando seu emprego, seu colchão ou suas glândulas endócrinas, faça um diário detalhado de tudo que você anda comendo.

Tomou café? Anote no diário.

Colocou tantas colheres de arroz e outras tantas de feijão no prato? Anote. Beliscou um biscoito? Anote.

Estava andando na rua e engoliu um inseto? Anote também.

Tenha disciplina e honestidade ao fazer suas anotações. Com exceção da saliva, tudo mais que passar pelo esôfago deve constar neste caderno. Ao final do dia, não se surpreenda com o imenso valor calórico depositado no seu estômago. Sorria, receba as boas-vindas ao clube das PESCs e trate de fazer as modificações necessárias em sua dieta.

Deixe uma resposta