TESTES DE CONGRUÊNCIA – PARTE I: O QUE SÃO?

0
2167

A maioria das mulheres possui um repertório de artimanhas para escrutinar os homens que as abordam, testando o nível de autoconfiança de seus potenciais pretendentes. Isso é especialmente verdadeiro no caso das mais bonitas e atraentes, que são assediadas o tempo todo.

O hábito feminino de entreter-se “provocando para julgar uma reação” é tão clássico que possui até um nome: ele é chamado de Teste de Congruência, ou Shit Tests em inglês – literalmente, Testes de Merda.

Tipicamente, os Testes de Congruência se parecem com perguntas bobas sem uma resposta certa, ou situações onde a solução mais óbvia é, em geral, a mais equivocada. A maioria dos testes é desenhada para separar os caras que fazem o que querem daqueles que fazem apenas o que precisam.

Em muitos aspectos, a vida é mais fácil para os homens. Escolher uma parceira é relativamente fácil para nós: se ela for quente e divertida, ótimo, está tudo certo. Entretanto, para as mulheres, a tarefa é um pouco mais complicada.

A hipergamia feminina exige que elas escolham o melhor homem possível. Um homem que seja o máximo daquilo que elas possam conseguir. Para fazer esta escolha, o cérebro feminino necessita de um número bem maior de informações que o cérebro masculino – e os Testes de Congruência se prestam muito bem a este objetivo.

PROGRAMADOS NO INCONSCIENTE

Os Testes de Congruência podem ocorrer de modo consciente, mas na maioria das vezes são dinâmicas mentais instintivas e se desenrolam de modo completamente inconsciente. Eles variam desde a observação neutra de certos aspectos do comportamento masculino até a expressão de frases e atitudes capazes de provocar respostas e reações – que são então processadas e julgadas como positivas ou negativas.

Os Testes de Congruência são parte da natureza feminina e tendem a ser disparados na ausência de motivos, pistas ou sinais. Eles não dependem de evidências ou fatores externos. Exatamente por isso, muitas vezes os homens se sentem confusos quando veem esse tipo de situação surgir do nada.

Entenda: assim como você obedece à sua programação genética de predador-procriador, olhando na rua para todos os traseiros femininos que consegue, os Testes de Congruência também fazem parte da programação genética delas. Eles podem ser cansativos, mas será praticamente impossível para você ter qualquer tipo de relacionamento com uma mulher sem se deparar com estes Testes dia após dia.

O segredo é treinar sua intuição para captar o momento em que um teste for colocado na sua frente, e agir com o exato conhecimento das regras e dos objetivos do jogo.

EMOÇÕES OCULTAS

Para entender por que as mulheres empregam esses testes, é útil compreender as emoções por trás deles. Elas podem ser agrupadas em:

  • Diversão
  • Frustração
  • Repugnância
  • Término

Se o teste é motivado por um senso de Diversão, então existe interesse por parte dela. Ela está curtindo um tempo com você, mas ainda não lhe leva a sério o suficiente. Ela está pensando: “Ele parece legal, mas será que é legal o suficiente?”.

Então você é colocado nessa peneira, nesse filtro onde ela testará seus nexos e se fará de difícil. O teste motivado por Diversão esconde um mecanismo onde ela espera ser convencida de que você vale à pena.

Por outro lado, se o teste é motivado por Frustração, Repugnância ou Término, o que passa pela cabeça dela é: “Espero que ele fale ou faça a coisa certa dessa vez e mude minha ideia a respeito dele, porque até aqui foi um desastre”. Emocional e psicologicamente, ela tem certeza de que você quebrará o coração dela em mil pedaços na primeira oportunidade.

Seja em uma primeira abordagem na balada ou em um relacionamento longo, as mulheres se sentem tão inseguras e nervosas quanto você se sente. Elas estão permanentemente buscando um cara que não seja um moleque, que não irá decepcioná-las.

Quando você se aproxima de uma mulher, ela instantaneamente entra no modo de defesa, com receio de que você só esteja querendo mais um troféu para sua coleção. E, quanto mais você tropeça nos Testes de Congruência, mais ela vai se convencendo de que você não tem a força necessária para cuidar dela no longo prazo.

QUEM SERÁ E QUEM NÃO SERÁ TESTADO

De um modo geral, uma mulher NÃO irá testar dois tipos específicos de homens:

1 – Um homem em quem ela tenha 0% de interesse.

2 – Um homem em quem ela esteja 100% interessada.

Portanto, se você não está sendo testado, aquela mulher (1) simplesmente riscou seu nome da lista OU (2) está tão profundamente apaixonada por você que não tem qualquer sombra de dúvida de que VOCÊ é o único cara do mundo com quem ela gostaria de estar.

Um bom exemplo do caso 1 é o cara com quem a mulher tem uma amizade absolutamente platônica e – pelo menos do ponto de vista dela – assexuada.

Um exemplo do caso 2 é o cantor de uma banda de rock famosa na cidade com quem ela quer dar um pega ou passar uma noite – e está cegamente empenhada em conseguir isso.

Importante observar que existe uma linha de aprendizado entre as mulheres. As menos experientes em geral ainda não entenderam a necessidade de testar os homens. Elas fazem pouco uso dos Testes de Congruência, ou empregam testes simplórios que são facilmente vencidos por homens menos competentes. Contudo, à medida que crescem e ganham experiência, os Testes se tornam mais engendrados e agudos, assim como aumenta a rapidez com que elas passam a separar o joio do trigo.

A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER OS TESTES

Se uma mulher se sente ferida ou se teve experiências infelizes com outros homens – e isso compreende 99,9% das mulheres deste planeta -, ela irá procurar fraquezas em você. É um imperativo evolutivo com centenas de milhares de anos de validação: mulheres desejam homens fortes, seguros, que inspirem progresso, liderança e crescimento.

Quando você não compreende o que é um Teste de Congruência, é como se uma parede enorme se erguesse bem na sua frente. E é por isso que muitas mulheres se queixam que os homens “não sabem como conversar”. Na verdade, a maioria dos homens não sabe reconhecer os Testes de Congruência ou como responder adequadamente a eles.

As mulheres de hoje tomam conta de si mesmas, trabalham, são independentes, mas o corpo humano que ocupam continua o mesmo de centenas de milhares de anos atrás. A despeito das modernidades, os instintos permanecem.

Não interessa o tamanho do limite do cartão de crédito dela: tudo que ela procura e deseja é amor, atenção e segurança – coisas que apenas um Homem de verdade é capaz de oferecer. Os Testes de Congruência foram feitos para peneirar a manada de moleques imbecis e encontrar no meio dela este Homem.

Na maioria das vezes, se uma mulher está testando você, isso significa que ela identificou algum ponto de interesse, mas ainda se sente assustada e insegura – e manifesta isso utilizando as ferramentas que possui. Seu dever é detectar essa dinâmica e conduzir-se por este labirinto com garbo e elegância. Esta será a única maneira para vencer os escudos emocionais dela e atingir um ponto de entrega onde vínculos românticos sinceros podem ser construídos.

Quando você falha em um Teste de Congruência, você está informando que se sentiu abalado por ela e não é tão autoconfiante quanto parecia. Ela busca um Homem capaz de aguentar algumas porradas, não um menino cheio de inseguranças camufladas. Ela busca um Homem cujas atitudes sejam capazes de falar mais alto que suas palavras.

 


Aprenda mais sobre Testes de Congruência lendo a série completa:

PARTE I: VOCÊ SABE O QUE SÃO?

PARTE II: QUAL O OBJETIVO?

PARTE III:  VOCÊ SABE COMO DETECTAR?

PARTE IV: COMO PASSAR?

PARTE V: TÉCNICAS PARA EVITAR NAUFRÁGIOS

PARTE VI: CENAS PRÁTICAS

PARTE VII: UM ÚLTIMO AVISO DE CAUTELA

Deixe uma resposta